segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

hereditariedade humana

Essa é para o pessoal que gostaria de saber um pouquinho mais sobre a hereditariedade humana e como ela é transmitida de pais para filhos. Eu revirei meus baús e encontrei essa ilustração que facilita bem compreenção desde a formação do cromossomo. clique na imagem para ampliar, leia a explicação e qualquer duvida, é só comentar que eu respondo...

Vamos começar do principio de que algumas células (as eucarióticas) têm aquelas três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo, lembrou?
Beleza! Dentro do núcleo das células existem um emaranhado fios muito finos chamada CROMATINA (que um dia será um cromossomo) e dentro desta, longas e muito mais finas as moléculas de DNA associadas a um tipo de proteína especial chamada de HISTONAS. Esses disquinhos amarelos envolvidos pelo DNA formam os NUCLEOSSOMOS (histonas + DNA).
Veja que aquela famosa molécula em forma de espiral só aparece no final e ela por sua vez é constituída de uma “escada” também feita de varias proteínas (adenina, timina, citosina, guanina) que se combinam para formar o DNA.
O DNA carrega informações conforme a combinação de suas proteínas, ou seja, o GENE , essas proteínas ou genes ,que herdamos de nossos pais, é que Forman as características que possuímos, a cor do cabelo, a estatura, predisposição a algumas doenças, entre outras.
Quando ocorre a divisão das células o o DNA também se multiplica e mantém sua estrutura para as novas células com isso mantendo sempre a sua configuração e suas características imutáveis.
A imagem foi retirada do livro corpo humano da coleção ciencias e natureza ed. abril

Nenhum comentário:

Páginas

robioprof@gmail.com