segunda-feira, 31 de agosto de 2009

COMO A PELE SENTE DOR , CALOR, FRIO E O TATO?

clique e veja na figura em tamanho maior
Para proteger o corpo, a pele percebe e transmite informações ao cérebro quando sentimos dor, calor, frio, tato e pressão. Os receptores ou corpúsculos sensores, que fazem parte do sistema nervoso, detectam essas sensações e enviam imediatamente impulsos nervosos ao cérebro e este então converte os impulsos em sensações.

A sensação da dor e calor são percebidas através de terminações nervosas livres, ou seja, sem corpúsculos sensores, já as sensações de que captam a pressão são percebidas através dos corpúsculos de Pacini, também chamados de corpúsculos lamelares, esses corpúsculos são os maiores e os que estão mais profundos na região da derme. Outro corpúsculo que também detecta pressão e o tato são os de Ruffini, esses porem um pouco mais superficiais e menores. Os bulbos terminais de Krause percebem a sensação de frio. E os corpúsculos de Meissner percebem o tato e leves toques.

Os sensores distribuem-se de forma heterogênea portanto algumas áreas da pele são mais sensíves a determinados estimulos do que outras. Por exemplo, os lábios e a língua são mais sensíveis ao calor do que os cotovelos ou as coxas.


4 comentários:

Anônimo disse...

bligadinha, me ajudou no meu trabalho.Aproposito adorei o blog!
:)

Anônimo disse...

bligadinha, me ajudou no meu trabalho.Aproposito adorei o blog!
:)

Anônimo disse...

amei o blog... muito boa a explcação.. obrigada

Marcelo disse...

Amei o conteúdo

Páginas

robioprof@gmail.com